segunda-feira, 10 de agosto de 2009

5. Estrutura do Programa

O programa de formação privilegia fun-damentalmente a responsabilidade do forman-do sobre o seu próprio processo de aprendiza-gem, e de formação. O programa busca disponibilizar para o formando o melhor dos recursos para que ele possa subsidiar e desen-volver o seu processo de formação.
Entendemos que a aprendizagem de uma abordagem fenomenológico existencial, dialógica, e poiética, exige uma multiplicidade de formas, e de níveis, de aprendizagem, que envolvem o próprio nível da existência do alu-no, um nível de aprendizagem vivencial, e um nível de aprendizagem teórica, que envolve lei-turas, seminários, debates, e aulas expositivas.

O programa oferece assim:
• Aulas Expositivas. De Fundamentos Filo-sóficos Fenomenológico Existenciais, Filoso-fia do Diálogo e do Dialógico, de Martin Bu-ber, Filosofia Oriental, Teoria da Gestalt Terapia, Teoria da Abordagem Rogeriana, E-lementos de Antropologia e Sociologia.

• Parte Vivencial. O programa busca desen-volver todo o seu processo num âmbito vi-vencial e dialógico. Cada módulo contém um momento vivencial, no qual se privilegia a atualidade vivencial de cada participante, e do processo grupal. A cada semestre, o pro-grama prevê um grupo vivencial intensivo de final de semana com os participantes da tur-ma.

• Supervisão da atividade profissional. Desde o início do programa está facultada a atividade de supervisão grupal e/ou indivi-dual da prática profissional ou de estágio di-dático dos formandos.