segunda-feira, 10 de agosto de 2009

7. Aprendizagem Vivencial.

Não existe explicação
que possa levar à compreensão.
Takuan Soho.

Como abordagens que privilegiam o exis-tencial, e a sua atualização, através da atuali-zação de possibilidades inerentes ao vivido (poiese), a característica específica das aborda-gens fenomenológico existenciais de psicologia e psicoterapia é a de que elas são abordagens vivenciais. Não são abordagens que se fundam em sua metodologia em uma atividade reflexi-va, teorizante, nem são abordagens que privile-giem o modo comportamental de sermos, nem de interesses pragmáticos.
De modo que, ainda que a aprendizagem teórica de fundamentos conceituais, e de mé-todo, seja uma modalidade importante na a-prendizagem dessas abordagens, a aprendiza-gem vivencial, a arte da vivência, da concepção e método das mesmas é um nível fundamental e irrecusável de aprendizagem.
Em sendo assim, o programa tem, em seu fundo mais básico, o privilégio da vivência fenomenal do participante. As próprias aulas expositivas desenvolvem-se segundo uma pe-dagogia dialógica hermenêutica, e poiética.
Cada módulo contém um espaço viven-cial, strictu sensu, no qual os participantes po-dem atuar experimentalmente, a partir de suas atualidades existenciais, no âmbito do próprio processo grupal.
A cada semestre, o programa provê pelo menos um grupo vivencial intensivo de final de semana com os participantes do grupo.