segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Apresentação

O Programa de Formação em Psicologia e Psicoterapia Fenomenológico Existencial – Gestal’terapia. Abordagem Rogeriana -- é um programa dedicado à criação e à contínua otimiza-ção das melhores condições teóricas e vivenciais para a aprendizagem da fundamentação, concep-ção e método da Gestal’terapia e da Abordagem Rogeriana, assim como da psicologia e psicotera-pia fenomenológico existencial, em psicologia e psicoterapia; nos trabalho individual e no trabalho com grupos.
Visa, assim, criar uma ambiência, e um processo, de aprendizagem que possam otimizar a capacitação de seus participantes para uma com-preensão e vivência profissional dessas aborda-gens, a partir de uma assimilação consistente e criativa da fundamentação filosófica fenomenoló-gico existencial, e dos princípios, concepções teó-ricas, e metodologia, tanto da Gestal’terapia como da Abordagem Rogeriana, assim como da psicolo-gia e psicoterapia fenomenológico existencial, no que esta tem de mais fundamental, abrangente e possível, em si, ou na correlação com a Ges-tal’terapia e a Abordagem Rogeriana.
Histórica, metodológica, e conceitualmente, a Gestal’terapia e a Abordagem Rogeriana fili-am-se arraigadamente à Fenomenologia, à Filoso-fia da vida, e ao Existencialismo, à psicologia e psicoterapia fenomenológico existencial; compon-do, a partir daí concepções e metodologias de a-bordagens fundamentais, e fundadoras, não só da chamada Psicologia Humanista, como da própria psicologia psicoterapia fenomenológico existencial. Existe, portanto, uma específica retroalimentação entre a Fenomenologia e o Existencialismo, a psi-cologia fenomenológico existencial, de um lado, e, por outro, as concepções e métodos da Ges-tal’terapia e da Abordagem Rogeriana.
A experimentação de seus desenvolvimen-tos, e a experimentação da vivência de sua meto-dologia, e concepções, criaram e desenvolveram, já por mais de meio século, uma concepção e meto-dologia fenomenológico existencial da psicologia, no contexto das várias suas várias aplicações es-pecializadas, na clínica, no atendimento a pessoas hospitalizadas, na educação, no desenvolvimento comunitário, no esporte, na empresa, e outros, e no contexto mais específico da psicoterapia..
Nosso programa de formação, com mais de vinte anos de experiência e experimentação es-pecíficas, desenvolveu-se fundado na compreen-são desta identidade, parentesco, complementari-edade e convergência fenomenológico existencial entre a Gestal’terapia e a Abordagem Rogeria-na.
Não busca sintetizar nem unificar as duas abordagens, reconhece e respeita as suas especifi-cidades, e cuida de preservá-las e desenvolvê-las. Mas, igualmente, não ignora as identidades de su-as raízes, suas convergências e complementarie-dades. Entende e valoriza as suas raízes fenome-nológicas e existenciais, e reconhece neste contexto fenomenológico e existencial as fontes dos referenciais mais amplos e originais de fun-damentação ontológica, epistemológica, conceitual e metodológica.
Nosso programa desenvolveu-se, também, fundado na compreensão da importância de que um programa, assim, de formação, precise se a-daptar e ensejar oportunidade para os formandos ao estilo fenomenológico existencial vivencial pró-prio da metodologia da Abordagem. E, em particu-lar, na funda necessidade de exploração, elucida-ção, elaboração e mesmo recriação, dos fundamentos da abordagem fenomenológico exis-tencial em psicologia e psicoterapia, como parte do próprio processo pedagógico da aprendizagem.
De modo que os participantes são funda-mentalmente solicitados a assumir a responsabili-dade pelo seu próprio processo de aprendizagem e de formação, e são solicitados a requerer do pro-grama os recursos de que necessitam para seu processo de aprendizagem e de formação, na me-dida em que o programa puder fazer o melhor par disponibiliza-los. São, assim, estimulados a as-sumir, com relação a sua formação, com relação às abordagens e ao programa, uma atitude ativa, criativa e crítica. Sempre no âmbito de privilégio da vivência e da dialógica fenomenológico existen-cial.